-
Arquitetos: Ultra Architects
- Área: 150 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Przemysław Turlej
-
Fabricantes: Ruukki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde o primeiro encontro, os clientes, Kasia e Jurek, deixaram claro que gostariam que não houvesse madeira na fachada.
A casa está localizada à beira de um prado, em um pequeno vilarejo no oeste de Wielkopolska. A vila é uma rua típica com casas características da região da Polônia. A maioria delas são blocos com telhados simétricos com telhas ou chapas metálicas, com um ângulo de inclinação de cerca de 45 graus, com beirais baixos e grandes chaminés de tijolos perfurando a cobertura. Estes edifícios se tornaram a inspiração para o nosso projeto.
Assim como as referências, a casa possui um pequeno beiral, um telhado coberto com chapas de aço revestidas com calhas ocultas, e chaminés perfurando o cume. Devido ao programa estabelecido pelos investidores (uma área de cerca de 150 m²), o corpo do edifício foi dividido em duas partes, posicionadas paralelamente uma à outra, e ligeiramente deslocadas. Esta configuração gerou dois pequenos espaços. Um deles, no lado da rua, é uma garagem, enquanto o outro, no lado do prado, é um espaço para um terraço.
A área de estar da casa é um ambiente amplo, dividido por uma lareira central, que separa a sala de estar e a área de jantar da cozinha. A casa foi projetada e construída inteiramente em madeira, e as fachadas foram cobertas com tábuas de lariço.
A maioria dos quartos tem janelas voltadas para o prado ao sul, por isso, existem pequenas aberturas nas fachadas e painéis deslizantes, que impedem a entrada do sol. Os painéis também permitem o completo fechamento do edifício quando os proprietários estão ausentes.
Voltado para a rua, a casa possui um pequeno nicho, que configura um hall sobre a entrada, o espaço também está equipado com um pequeno banco, com vista para a estrada. Uma cerca feita de estacas de madeira separa a casa da rua. A cerca fica apenas em uma pequena parte do terreno e é principalmente um tributo à tradição, já que a maioria das propriedades do vilarejo a possuem. As demais áreas do terreno não possuem cercas.